Sumário do Projecto
BIOCLEAN – Projecto de I&DT realizado em Parceria entre a Universidade do Minho e a Quimitecnica.com, este projecto tem como objectivo o uso de biosurfactantes para desenvolvimento de uma gama de produtos formulados e como matérias-primas para outros produtos que incorporem surfactantes. Pretende-se com este projecto seleccionar novos microrganismos produtores de biosurfactantes, bem como melhorar mircrorganismos já descritos pela sua capacidade de produzir estes compostos, e desenvolver os respectivos processos de produção de forma a obter compostos com diferentes características e actividades para uso em formulações na industria alimentar, de detergentes domésticos e outras. Este conjunto de biosurfactantes será posteriormente usado em diferentes proporções para criar novas formulações alternativas às actualmente usadas nestas indústrias.
Com este projecto espera-se obter uma gama de produtos inovadores que possuam características/actividades diferenciadoras comparativamente com os produtos comercialmente disponíveis. Estes novos produtos terão um menor impacto ambiental e constituirão uma alternativa aos surfactantes químicos. Neste sentido, o desenvolvimento e optimização dos processos de produção de biosurfactantes promete revolucionar a indústria química de surfactantes, quer no que respeita à possibilidade de obtenção de uma maior diversidade de compostos, mas também permitindo uma redução de custos, sendo que estes processos têm por base o uso de matérias primas renováveis.
Parceiros do Consórcio
A história da Quimitécnica.com inicia-se há mais de um século com a industrialização, no Barreiro, da fileira da pirite, por valia e vontade do grande industrial Português – Alfredo da Silva.
Em 1991 foram autonomizadas, da Quimigal, EP (que sucedeu à companhia União Fabril após a sua nacionalização), algumas actividades dispersas e obsoletas, numa entidade jurídica chamada Quimitecnica.
A Quimitécnica.com que hoje existe, representa o que, com vontade e engenho, foi possível construir a partir dessa entidade, após a sua privatização e venda, em 1993, ao grupo José de Mello. A designação actual – Quimitecnica.com Comércio e Industria Química, SA – surgiu em 2001 na sequência de um arrojado projecto de modernização. Desde então a empresa absorveu as actividades das empresas Quicom. Lda e EQ Lda, planeou e construiu 3 novas unidade logísticas: em Aveiras de Cima, Estarreja e Guimarães, expandiu a actividade para Espanha, Marrocos, Argélia, Egipto, Angola, Moçambique, alargou o âmbito de actuação aos tratamentos de água, especialidade químicas, serviços logísticos, engenharia e instalações e, admitiu, formou e incorpora dezenas de jovens licenciados.
Assim sendo, a Quimitecnica.com é uma empresa de distribuição química com larga experiência de trabalho no mercado Português e Espanhol.
Possui 4 instalações em Portugal: Guimarães, Estarreja, Aveira de Cima e Barreiro e uma equipa humana capaz e conhecedora com mais de 50% de pessoas licenciadas nas áreas de Química, Engenharia química, Engenharia do Ambiente e engenharia Alimentar. Fornece apenas clientes industriais, mas de todos os sectores de actividade. A sua oferta vai desde as commodities químicas, aos produtos para tratamento de águas e efluentes, aos ingredientes alimentares, aos ingredientes para a indústrias de rações, às especialidade químicas de detergência, desinfecção e tratamento de superfícies.
A Quimitecnica.com é então uma empresa que se dedica ao desenvolvimento e comercialização de produtos químicos com aplicação em diversos sectores de actividade. Para além disso, a empresa disponibiliza apoio técnico e vários serviços adicionais, relacionados com a aplicação e com o manuseamento dos diferentes produtos que comercializa, de entre os industriais assim como de instalações de tratamento de águas e efluentes.
A empresa tem o seu sistema de Gestão da Qualidade certificado pela norma ISSO 9001/2008.
A Universidade do Minho é uma Universidade Pública com autonomia administrativa e financeira. Foi fundade em 1973 e iniciou a sua actividade académica em 1975/1976.
A U.Minho tem hoje 17880 estudantes em cursos conducentes a grau e mais de 1670 doutoramentos.
A Universidade do Minho é reconhecida como uma Universidade de investigação, possuindo 90% dos seus docentes o grau de Doutor. As actividades de investifação são realizadas em unidade de I&D reconhecidas pela FCT (29) e Laboratórios associados (3).
Na ligação ao tecido sócio-económica, a UMinho tem assumido uma intervenção preponderante, nomeadamente ao nível de inovação e desenvolvimento tecnológico. Neste contexto, assume especial relevância a valorização do conhecimento com base na gestão de propriedade intelectual, domínio em que a UMinho é uma das Universidades Portugueses com mais patentes registadas. É, também, uma das universidades com mais spin-offs, resultantes de trabalho de investigação da sua comunidade académica. Estes indicadores traduzem, no seu conjunto, o resultado do esforço da Universidade na consolidação do seu percurso como Universidade de investigação.
O Centro de Engenharia Biológica (CEB) é um centro de pesquisa que desenvolve suas atividades em três áreas interdisciplinares, abrangendo as escalas molecular, celular e de processo, correspondendo a três eixos temáticos: Biotecnologia e Bioengenharia Industrial e Alimentar, Biotecnologia e Bioengenharia Ambiental e Biotecnologia e Bioengenharia da Saúde. O CEB foi avaliado como “Excelente” pela FCT. O CEB atualmente agrega 128 investigadores doutorados, dos quais 23 são membros do corpo docente da UM. O CEB é amplamente reconhecido na área da Biotecnologia com, nos últimos cinco anos, 921 artigos científicos publicados (23,3 % em revistas ISI D1), 25 livros editados, 172 capítulos de livros e 100 teses de doutoramento concluídas sob a supervisão de membros do CEB.