Instalações de Redução de NOx. Purificação de Biogás. Reciclagem de subprodutos e resíduos. Melhorias processuais.

A Nossa Oferta e Capacidades

Tratamentos gasosos, reciclagem subprodutos e resíduos. Análise e optimização de consumos.

Gamas de Produtos

A Quimitecnica.com através da sua Área de Negócio I&E desenvolve a sua actividade no sentido de dar resposta aos problemas apresentados pelos seus clientes. Nesta óptica poderá apresentar um conjunto de soluções técnicas relacionadas com o fornecimento de equipamentos/instalações e produtos.

Assim, estamos sempre a explorar novas formas de servir melhor os nossos clientes criando valor através de uma melhor gestão dos custos operacionais e encontrando soluções adequadas aos seus problemas.

A conservação do ambiente é uma das preocupações na Quimitécnica.com, por isso procuramos encontrar a melhor forma para o tratamento de alguns componentes das emissões gasosas:

  • NOx
  • SO2
  • COV
  • H2S

A reciclagem e aproveitamento de resíduos onde se incluem os processos de purificação do biogás e o tratamento de soluções contendo hidróxidos de metais é uma das áreas à qual a Quimitécnica dedica especial atenção.

A gestão da água, um bem cada vez mais escasso e por conseguinte mais valioso. Neste sentido, a Quimitécnica.com presta serviços de análise e optimização dos circuitos de água com vista à redução de custos e melhor gestão da utilização e consumo de água.

Redução de NOx

Recurso a técnicas de tratamento não-catalíticas (SNCR) e, ou, catalíticas (SCR). Experiência comprovada.

As emissões de NOx (óxidos de azoto) têm o efeito de serem percursoras de ozono na troposfera o que pode causar problemas respiratórios além de poderem originar chuvas ácidas.

A principal origem deste tipo de poluente está associada a processos de queima onde se atingem elevadas temperaturas(NOx térmico).

As técnicas de tratamento poderão ser não catalíticas (SNCR) ou catalíticas (SCR).

Em Portugal a Quimitécnica concebeu e montou instalações baseadas na tecnologia SNCR em todas as cimenteiras pertencentes à Cimpor e Secil.

A Quimitécnica encontra-se disponível para analisar em conjunto com os seus clientes a melhor solução para o controlo de emissão deste componente.

Biogás

Purificação: Redução de H2S, mercaptanos e siloxanos; Desumidificação da corrente gasosa.

O biogás é produzido principalmente em aterros sanitários, em ETAR’s e em instalações agro-industriais.
A emissão deste gás para a atmosfera, em virtude do metano que é o seu principal constituinte, contribui para o efeito de estufa pelo que nos locais onde é produzido dever-se-á proceder à sua queima.
Quando a produção de biogás se destina à produção de energia eléctrica, é necessário proceder-se à purificação do gás de modo a eliminar:

  • Compostos sulfurados (H2S e mercaptanos) – que poderão causar corrosões no equipamento;
  • Siloxanos – que poderão causar danos nas turbinas.

A Quimitécnica poderá apresentar soluções que permitam proceder à purificação do biogás possibilitando o seu aproveitamento energético.
Essa purificação passa por:

  • Redução dos teores de H2S, mercaptanos e siloxanos;
  • Desumidificação da corrente gasosa.

Reciclagem de Subprodutos e Resíduos

Reciclagem de subprodutos e hidróxidos de metais resultantes de tratamentos de superfícies.

A reciclagem de subprodutos e resíduos, levando a uma valorização dos mesmos é uma área à qual a Quimitécnica vem dedicando a sua atenção.
Nesse sentido, tem vindo a desenvolver soluções para a valorização de resíduos contendo hidróxidos de metais. Principalmente os resíduos resultantes do tratamento das superfícies metálicas e com particular atenção para os hidróxidos de ferro e alumínio.

Melhorias Processuais

Optimizar a gestão do ciclo da água. Equipamentos e soluções para a logística interna do produto.

A Quimitécnica pretende ao longo da sua actividade tornar-se uma mais valia para os seus clientes, nesse sentido o seu corpo técnico está disponível para, em colaboração, encontrar as melhores soluções no que respeita a:

  • Apresentar soluções técnicas associadas à aplicação dos produtos fornecidos que permitam ao cliente melhorar a performance na sua instalação.
  • Proceder à transformação física de produtos através do fornecimento de instalações “in situ”. Estas instalações poderão estar associadas por exemplo à preparação de diluições ou moagens de produto.
  • Optimizar a gestão do ciclo da água (alterações de tratamento e controlo analítico, fornecimento de equipamentos – OI, Filtração, Desinfecção, minimização/reutilização das águas residuais) que permitam uma maior taxa de reutilização da mesma.
  • Apresentar soluções para a logística interna do produto (Fornecimento de um conjunto de equipamentos associados à armazenagem, bombagem, piping, instrumentação, controlo de existências que permita a optimização da gestão do produto).

Pedidos e Sugestões

Se tem alguma sugestão ou pedido de encomenda ou proposta, entre em contacto connosco.